Ícone de projetos

Projetos

A Flora

 

Resíduos sólidos


Resíduos sólidos são gerados nos processos produtivos, a maneira como gerenciamos estes resíduos é o que faz a diferença. A Flora acredita na importância da valorização das matérias primas, minimização dos impactos ambientais e uso consciente de recursos naturais. Para que isso aconteça, desenhamos estratégias para cuidar de toda nossa cadeia de resíduo.

Pensando na cadeia do plástico, nós utilizamos resina PET reciclada pós consumo em nossas embalagens de detergente há mais de 10 anos. Com essa alternativa valorizamos a cadeia da reciclagem, reduzimos a utilização de matéria prima virgem e melhoramos a sustentabilidade das nossas embalagens.

Com foco em redução de desperdícios, procuramos soluções inteligentes para otimizar o máximo o reaproveitamento de embalagens fechando o ciclo. Em 2019 foram mais de 80 toneladas de plásticos reutilizados.

Temos centrais de gerenciamento de resíduos nas unidades para separação adequada, descaracterização e otimização dos resíduos recicláveis melhorando a viabilidade ambiental e acondicionamento adequado na segregação dos demais resíduos para destinação correta. Com essas iniciativas 45% são destinados a processos de reciclagem, 48% compostagem ou cooprocessamento e destinando apenas 7% de resíduos para aterros Sanitários.


Redução de resíduos para aterro

Reafirmando nosso compromisso com nosso objetivo de redução de resíduos para aterro possuímos metas internas para alcançar este objetivo, reduzimos 38% nosso volume de resíduos enviados a aterro nos últimos 3 anos.

Apenas 7% dos nossos resíduos são destinados a aterro sanitários

Rastreabilidade dos resíduos

Mapeamos os resíduos de ponta a ponta desde a geração, segregação, medição até sua destinação final, garantindo que os resíduos sejam destinados adequadamente.


Homologação de terceiros

Todos os receptores de resíduos gerados na Flora são auditados anualmente e suas licenças controladas mensalmente pela Flora, garantindo que nossos resíduos somente serão destinados para empresas com a mesma responsabilidade ambiental nas suas operações.

Inventario de sustentabilidade de embalagens

Anualmente medimos o nível de sustentabilidade de nossas embalagens por categoria e monitoramos o percentual de materiais reciclados, recicláveis e não recicláveis, dessa maneira conseguimos mapear o percentual da nossa reciclabilidade em nossa cadeia de matérias primas.

das embalagens usadas em nossos produtos são recicláveis ou reutilizáveis