Logística Reversa

Mãos Pro Futuro

Com aumento da população mundial, cresce também seu nível de consumo, e a destinação de embalagens pós-consumo tem se tornado um tema relevante para as empresas atuarem.

Desde 2012, a Flora participa do programa de logística reversa de embalagens pós-consumo “Mãos Pro Futuro”, que visa criar oportunidades e gerar renda para pessoas que têm seu sustento baseado na reciclagem. A iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).

O programa se empenha na busca por soluções para dar destinação correta a embalagens pós-consumo e esforços para aumentar os índices de recuperação desses materiais. Em 2022, o Programa registrou 163.845 toneladas de massa de embalagens recuperadas e encaminhadas para reciclagem. O volume é 11,3% maior que o registrado no balanço de 2021. A ampliação da parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a presença do programa no território nacional se somam aos resultados positivos.

Atualmente, o Programa atende 182 organizações de catadores atuando em 165 municípios e, dessa forma, unindo ações que viabilizem a recuperação e reciclagem de embalagens pós-consumo, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criando oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis.

O Programa Mãos Pro Futuro tem como principais objetivos:

Programa AD Circular

Em busca de ampliar a reciclagem de seus resíduos, a Flora aderiu, em 2021, ao Programa Circular, iniciativa da Avery Dennison em colaboração com a Boomera, que visa garantir a reciclagem dos resíduos gerados pelo uso de rótulos autoadesivos (liner e esqueleto) e sua transformação em novos materiais.

88% dos resíduos gerados na cadeia são de liner papel, liner PET ou esqueleto filme.

Essa iniciativa foi bem-sucedida em viabilizar uma solução para a reciclagem de itens de baixa reciclabilidade de três materiais (liner papel, liner PET e esqueleto filme).

Saiba mais em: https://label.averydennison.com/sa/br/home/promotional/programa-circular.html