Ícone de projetos

Projetos

A Flora

Embalagens

A Flora tem o compromisso de reduzir, reutilizar e reciclar materiais, e ampliar a viabilidade de uso ou reciclagem das embalagens e promover o seu retorno à cadeia produtiva.

A embalagem representa um item de fundamental importância nesse processo, já que responde pela proteção e seguridade dos produtos desde sua fabricação até o consumidor. Ao serem descartadas, geram resíduos que precisam ser destinados de forma ambientalmente correta. A Flora se empenha para encontrar formas de reduzir e otimizar o uso de embalagens, diminuindo a quantidade de resíduos.

Anualmente medimos o nível de sustentabilidade de nossas embalagens por categoria e monitoramos o percentual de materiais reciclados, recicláveis e não recicláveis, dessa maneira conseguimos mapear o percentual de reciclabilidade em nossas embalagens.

Pensando na cadeia do plástico, nós utilizamos resina PET reciclada pós consumo em nossas embalagens de detergente ha mais de 10 anos. Com essa alternativa valorizamos a cadeia da reciclagem, reduzimos a utilização de matéria primas virgem e melhoramos a sustentabilidade das nossas embalagens.

As equipes de Pesquisa e Desenvolvimento P&D trabalham, na adaptação das embalagens para atender às regras de Rotulagem Ambiental determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 16182). O regulamento padroniza os símbolos que informam consumidores sobre a destinação adequada das embalagens pós-consumo. Dessa forma, é possível separar, por exemplo, resíduos secos de úmidos, destinando-os para coleta seletiva e posterior triagem. Isso contribui para a melhoria contínua das cadeias de reciclagem dos diversos setores de materiais.

Ações Sustentáveis

  • 93% das embalagens da Flora são recicláveis.

  • 100% das caixas de produtos usadas na unidade de Luziânia são feitas de material reclicado.

  • Todos os sabonetes da linha Francis clássico possuem o selo FSC (Forest Stewardship Council) que garante a origem sustentável do material utilizado na embalagem.

  • As linhas Clássico, SOS, Mar e Piscina e Xtreme de Neutrox possuem o selo I am Green, ou seja, contam com mais de 50% de plástico verde.

  • A edição do Neutrox Weekend Itacaré 2019, além de ser uma iniciativa ambiental, promoveu diversas ações sustentáveis, como a neutralização de todo carbono emitido durante a produção e execução, através da compensação de CO2 dentro do programa da Sustainable Carbon, empresa especializada no segmento. Além disso, o projeto Recicla Itacaré ofereceu copos de fibra de coco reutilizáveis para diminuir o uso de plástico. Todos que adquiriram o copo puderam beber água de forma gratuita em diversos pontos da arena.