Ícone de projetos

Projetos

A Flora

 

Eficiência energética


Consumo de vapor

O vapor d’água é utilizado em diversos processos na Flora. Para a sua produção utiliza-se água e cavaco de eucalipto. Desta forma, ações que reduzam o consumo de vapor nos processos são fundamentais para a matriz energética da empresa. Entre 2017 e 2019, vários projetos foram executados com o objetivo de aumentar a eficiência dos nossos equipamentos. Estes projetos tiveram como foco a melhora nas trocas térmicas dos processos industriais. E os resultados destes projetos foram vistos na prática!

No período citado o consumo de vapor na Flora reduziu 23,6%! Isto mostra o comprometimento da companhia bem como de todos os seus colaboradores na gestão de recursos tão importantes para nossa matriz energética!


 

Consumo de energia elétrica

A energia elétrica é a força motriz para movimentar as nossas máquinas e a condição mais básica dentro dos nossos processos industriais. A Flora tem um indicador que monitora o consumo de energia elétrica por tonelada de produto gerada. Todos colaboradores da Flora sabem da importância deste indicador e buscam formas de reduzi-lo.

Há projetos que visam aumento da Eficiência fabril resultando em consumo menor de energia elétrica. Ações de conscientização no chão de fábrica são fundamentais para um consumo responsável nas plantas industriais. A Flora reduziu o consumo de energia elétrica em aproximadamente 5% nos últimos anos.